Obra em acervo: Inhotim

Boi de Piranha - Froiid

Em Setembro de 2023 o Instituto Inhotim abriu, na Galeria Fonte, a nova exposição temporária: Fazer o moderno, construir o contemporâneo: Rubem Valentim como parte do Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra e ficam em cartaz até o 2024. Com diversidade de artistas e técnicas, a mostra traz distintas possibilidades da presença negra no campo da arte e conta com a curadoria conjunta entre Igor Simões, curador convidado, e da curadoria do instituto, com Lucas Menezes e Deri Andrade, curadores assistentes do Inhotim.

 

O núcleo central da exposição Fazer o moderno, construir o contemporâneo: Rubem Valentim é formado por obras de diferentes épocas da sua produção: desde pinturas da década de 1950, passando por seus relevos, objetos e emblemas serigráficos, até registros da construção do “Marco Sincrético da Cultura Afro-Brasileira", monumento em concreto de mais de oito metros de altura, erguido na Praça da Sé, em São Paulo, em 1978. Também compõem a exposição trabalhos de outros artistas que apresentam interseções com o fazer artístico de Rubem Valentim, ampliando os debates que a exposição propõe.

 

FAZER O MODERNO, CONSTRUIR O CONTEMPORÂNEO: RUBEM VALENTIM

 A exposição Fazer o moderno, construir o contemporâneo: Rubem Valentim apresenta um conjunto de obras da coleção do Instituto Inhotim que contempla mais de trinta anos de produção do artista, articuladas a trabalhos cedidos pelo Museu de Arte Moderna da Bahia, pelo Museu de Arte Contemporânea de São Paulo e pelo Museu de Arte da Pampulha.

  

Em vizinhança com as obras de Rubem Valentim, são incorporados à exposição trabalhos de outros artistas como Mestre Didi, Rosana Paulino, Emanoel Araujo, Jaime Lauriano, Rebeca Carapiá, Allan Weber, Bené Fonteles, Rubiane Maia, Froiid e Jorge dos Anjos. Dos artistas mineiros Froiid e Jorge dos Anjos são exibidas novas obras comissionadas pelo Instituto Inhotim. O primeiro apresenta uma instalação composta por 25 quadros que terão sua disposição alterada diariamente. Já Jorge dos Anjos traz duas esculturas em aço, uma exposta no espaço da galeria e outra na área externa. Em articulação com o espaço expositivo, a mostra conta com um espaço ateliê que será ativado a partir de programação pedagógica construída pelo Educativo do Inhotim.

 

Artistas na exposição Fazer o moderno, construir o contemporâneo: Rubem Valentim Rubem Valentim, Allan Weber, Bené Fonteles, Emanoel Araujo, Froiid, Jaime Lauriano, Jorge dos Anjos, Rosana Paulino, Rebeca Carapiá e Rubiane Maia.

Setembro 23, 2023