ArPa 2024: Prêmio Melhor Estande: Rochelle Costi

26 Junho - 20 Dezembro 2024
  • Rochelle Costi

  • Premiado como Melhor Estande da ArPa Feira de Arte apresentamos um projeto solo de Rochelle Costi com duas séries fotográficas: Equilíbrio e Florada.

  • A série EQUILÍBRIO foi realizada entre março e abril de 2021, durante o período de isolamento devido à pandemia da...

    A série EQUILÍBRIO foi realizada entre março e abril de 2021, durante o período de isolamento devido à pandemia da Covid 19. O ato de equilibrar objetos sobre uma pequena coluna torneada em madeira foi também recurso para seu próprio equilíbrio emocional.

    A atividade, realizada na luz que incidia por uma janela de seu atelier sobre uma folha de papel formato A5 entre as 9h e 14h, rendeu quase duas centenas de fotos. Montadas individualmente, em duplas e em trios, a disposição na parede tem referência nas salas de promessas dos locais de prece e afirmação de fé.

  • FLORADA é uma série que se relaciona com os ciclos da natureza. Os arranjos de flores foram criados a partir...
    FLORADA é uma série que se relaciona com os ciclos da natureza. Os arranjos de flores foram criados a partir de caminhadas pelo bairro onde Rochelle morava, a menos de quatro quilômetros do centro de São Paulo. Espécies nativas e exóticas que, apesar de serem desafiadas pelo desequilíbrio ambiental da metrópole, florescem periodicamente, segundo o impulso da natureza. A tonalidade e as espécies presentes em cada foto variam dependendo da estação do ano. Foram fotografadas pela manhã, num mesmo canto da copa de sua casa.
  • Sobre Rochelle Costi

    Caxias do Sul, RS (1961) – São Paulo, SP (2022)

    Fotógrafa, artista multimídia. Tendo iniciado sua trajetória com fotografia na área de teatro e música, a artista passa a desenvolver trabalhos pessoais utilizando a fotografia em objetos e instalações, propondo criações em torno de temas como a vida coletiva na cidade e o problema da identidade pessoal.

    Forma-se em comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Porto Alegre, em 1981. No ano seguinte, permanece seis meses em Belo Horizonte e frequenta ateliês de arte na Escola Guignard e um curso de extensão sobre processos fotográficos do século XIX na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 1988, muda-se para São Paulo, onde trabalha com fotografia editorial. Vive em Londres, entre 1991 e 1992, período em que estuda na Saint Martin School of Art e na Camera Work. A atuação em jornais e revistas lhe possibilita o contato com ambientes diversos, o que estimula suas pesquisas sobre espaços privados e resulta em séries fotográficas nas quais registra fachadas e interiores de casas. A partir do aproveitamento de imagens e materiais do cotidiano, o trabalho de Rochelle Costi propõe, em fotografias e vídeos, um novo olhar sobre momentos corriqueiros da vida urbana e elementos definidores da identidade humana. Participa de coleções de arte privadas e públicas, dentre elas: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand; Brasil;
    Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil; Cisneros Fontanals Art Foundation, Miami, EUA
    Coleção Centro de Arte Contemporânea Inhotim, Brumadinho, Brasil.