ArtRio: Estande A12

  • Em nossa estreia na ArtRio, apresentamos um recorte com obras recentes de nossos artistas representados em uma curadoria que abrange as múltiplas linguagens artísticas da contemporaneidade. Será exposto também uma sala especial de Dyana Santos, inaugurando a representação da artista. Dyana alia os fazeres da costura e da metalurgia para propor uma investigação sobre as relações entre o corpo feminino racializado e as estruturas sociais que incidem sobre sua existência.

    • Claudia Jaguaribe Série Viveiro, 2024 Fotografia - backlight 40 x 22 cm
      Claudia Jaguaribe
      Série Viveiro, 2024
      Fotografia - backlight
      40 x 22 cm
    • Claudia Jaguaribe Série Viveiro, 2024 Fotografia - backlight 40 x 22 cm
      Claudia Jaguaribe
      Série Viveiro, 2024
      Fotografia - backlight
      40 x 22 cm
    • Claudia Jaguaribe Série Viveiro, 2024 Fotografia - backlight 40 x 22 cm
      Claudia Jaguaribe
      Série Viveiro, 2024
      Fotografia - backlight
      40 x 22 cm
    • Duda Moraes Rio de Mar, 2024 Acrílica e óleo sobre tela 160 x 140 cm
      Duda Moraes
      Rio de Mar, 2024
      Acrílica e óleo sobre tela
      160 x 140 cm
    • Duda Moraes Rio de Sol, 2024 Acrílica e óleo sobre tela 160 x 140 cm
      Duda Moraes
      Rio de Sol, 2024
      Acrílica e óleo sobre tela
      160 x 140 cm
    • Efe Godoy Do jardim de amigues imaginários, 2024 Papel Ticiano fabriano 160g 250 x 150 cm
      Efe Godoy
      Do jardim de amigues imaginários, 2024
      Papel Ticiano fabriano 160g
      250 x 150 cm
    • Efe Godoy “Sonhei que me polinizava”, 2024 Lápis caran d'ache sobre papel preto fabriano 31 x 21 cm
      Efe Godoy
      “Sonhei que me polinizava”, 2024
      Lápis caran d'ache sobre papel preto fabriano
      31 x 21 cm
    • Efe Godoy “Sonhei que me polinizava”, 2024 Lápis caran d'ache sobre papel preto fabriano 31 x 21 cm
      Efe Godoy
      “Sonhei que me polinizava”, 2024
      Lápis caran d'ache sobre papel preto fabriano
      31 x 21 cm
    • Froiid olho gordo, 2024 Óleo sobre pano de sinuca 62 x 62 cm
      Froiid
      olho gordo, 2024
      Óleo sobre pano de sinuca
      62 x 62 cm
    • Froiid pé frio, 2024 Óleo sobre pano de sinuca 62 x 62 cm
      Froiid
      pé frio, 2024
      Óleo sobre pano de sinuca
      62 x 62 cm
    • Froiid Na mão do calango - composição n10, 2024 Pintura sobre tecido de mesa de sinuca 67 x 33 cm
      Froiid
      Na mão do calango - composição n10, 2024
      Pintura sobre tecido de mesa de sinuca
      67 x 33 cm
    • Froiid Na mão do calango - composição n11, 2024 Pintura sobre tecido de mesa de sinuca 67 x 33 cm
      Froiid
      Na mão do calango - composição n11, 2024
      Pintura sobre tecido de mesa de sinuca
      67 x 33 cm
    • Froiid Na mão do calango - composição n12, 2024 Pintura sobre tecido de mesa de sinuca 67 x 33 cm
      Froiid
      Na mão do calango - composição n12, 2024
      Pintura sobre tecido de mesa de sinuca
      67 x 33 cm
    • Froiid Na mão do calango - composição n13, 2024 Pintura sobre tecido de mesa de sinuca 67 x 33 cm
      Froiid
      Na mão do calango - composição n13, 2024
      Pintura sobre tecido de mesa de sinuca
      67 x 33 cm
    • Froiid Na mão do calango - composição n14, 2024 Pintura sobre tecido de mesa de sinuca 67 x 33 cm
      Froiid
      Na mão do calango - composição n14, 2024
      Pintura sobre tecido de mesa de sinuca
      67 x 33 cm
    • Gabriela Machado Sem título, 2023 Porcelana esmaltada 28 x 21 x 18 cm
      Gabriela Machado
      Sem título, 2023
      Porcelana esmaltada
      28 x 21 x 18 cm
    • Germana Monte-Mor Quase vermelhos, para Cildo Meireles, 2023 Óleo sobre linho 40 x 30 cm
      Germana Monte-Mor
      Quase vermelhos, para Cildo Meireles, 2023
      Óleo sobre linho
      40 x 30 cm
    • Germana Monte-Mor Quase vermelhos, para Cildo Meireles, 2023 Óleo sobre linho 40 x 30 cm
      Germana Monte-Mor
      Quase vermelhos, para Cildo Meireles, 2023
      Óleo sobre linho
      40 x 30 cm
    • Germana Monte-Mor Quase vermelhos, para Cildo Meireles, 2023 Óleo sobre linho 40 x 30 cm
      Germana Monte-Mor
      Quase vermelhos, para Cildo Meireles, 2023
      Óleo sobre linho
      40 x 30 cm
    • Germana Monte-Mor Quase vermelhos, para Cildo Meireles, 2023 Óleo sobre linho 40 x 30 cm
      Germana Monte-Mor
      Quase vermelhos, para Cildo Meireles, 2023
      Óleo sobre linho
      40 x 30 cm
    • Germana Monte-Mor Quase vermelhos, para Cildo Meireles, 2023 Óleo sobre linho 30 x 24 cm
      Germana Monte-Mor
      Quase vermelhos, para Cildo Meireles, 2023
      Óleo sobre linho
      30 x 24 cm
    • Germana Monte-Mor Quase vermelhos, para Cildo Meireles, 2023 Óleo sobre linho 30 x 24 cm
      Germana Monte-Mor
      Quase vermelhos, para Cildo Meireles, 2023
      Óleo sobre linho
      30 x 24 cm
    • Germana Monte-Mor Quase vermelhos, para Cildo Meireles, 2023 Óleo sobre linho 30 x 24 cm
      Germana Monte-Mor
      Quase vermelhos, para Cildo Meireles, 2023
      Óleo sobre linho
      30 x 24 cm
    • Germana Monte-Mor Quase vermelhos, para Cildo Meireles, 2023 Óleo sobre linho 30 x 24 cm
      Germana Monte-Mor
      Quase vermelhos, para Cildo Meireles, 2023
      Óleo sobre linho
      30 x 24 cm
    • Germana Monte-Mor Quase vermelhos, para Cildo Meireles, 2023 Óleo sobre linho 25 x 20 cm
      Germana Monte-Mor
      Quase vermelhos, para Cildo Meireles, 2023
      Óleo sobre linho
      25 x 20 cm
    • José Bechara Sem título, 2023 Acrílica, oxidação de cobre e ferro sobre lona 130 x 130 cm
      José Bechara
      Sem título, 2023
      Acrílica, oxidação de cobre e ferro sobre lona
      130 x 130 cm
    • João Castilho Morro Vermelho, 2019 Fotoinstalação - pigmento mineral sobre papel 165 x 165 cm - 24 fotografias
      João Castilho
      Morro Vermelho, 2019
      Fotoinstalação - pigmento mineral sobre papel
      165 x 165 cm - 24 fotografias
    • Laura Belém Poço, 2024 Cangas de minério de ferro, neon, cabos, transformador 250 cm de diâmetro
      Laura Belém
      Poço, 2024
      Cangas de minério de ferro, neon, cabos, transformador
      250 cm de diâmetro
    • Mariannita Luzzati Sem título, 2007 Óleo sobre tela 20,5 x 26 cm
      Mariannita Luzzati
      Sem título, 2007
      Óleo sobre tela
      20,5 x 26 cm
    • Mariannita Luzzati Sem título, 2007 Óleo sobre tela 25,5 x 20 cm
      Mariannita Luzzati
      Sem título, 2007
      Óleo sobre tela
      25,5 x 20 cm
    • Mariannita Luzzati Sem título, 2010 Óleo sobre tela 20,5 x 30 x 4 cm
      Mariannita Luzzati
      Sem título, 2010
      Óleo sobre tela
      20,5 x 30 x 4 cm
    • Mariannita Luzzati Sem título, 2010 Óleo sobre tela 15 x 30,5 x 4 cm
      Mariannita Luzzati
      Sem título, 2010
      Óleo sobre tela
      15 x 30,5 x 4 cm
    • Mariannita Luzzati Sem título, 2010 Óleo sobre tela 27 x 37 x 4 cm
      Mariannita Luzzati
      Sem título, 2010
      Óleo sobre tela
      27 x 37 x 4 cm
    • Mariannita Luzzati Sem título, 2024 Óleo sobre tela 30 x 30 x 4,5 cm
      Mariannita Luzzati
      Sem título, 2024
      Óleo sobre tela
      30 x 30 x 4,5 cm
    • Mateus Moreira Visão além dos sonhos, 2024 Óleo sobre tela 100 x 100 cm
      Mateus Moreira
      Visão além dos sonhos, 2024
      Óleo sobre tela
      100 x 100 cm
    • Mateus Moreira Reino que os anjos temem pisar, 2024 Óleo sobre tela 40 x 40 cm
      Mateus Moreira
      Reino que os anjos temem pisar, 2024
      Óleo sobre tela
      40 x 40 cm
    • Mateus Moreira O pescador, 2024 Óleo sobre tela 160 x 110 cm
      Mateus Moreira
      O pescador, 2024
      Óleo sobre tela
      160 x 110 cm
    • Mateus Moreira Descanso para o pecador, 2024 Óleo sobre tela 100 x 100 cm
      Mateus Moreira
      Descanso para o pecador, 2024
      Óleo sobre tela
      100 x 100 cm
    • Mateus Moreira Deixe-me cobrir sua cama com lágrimas, 2024 Óleo sobre tela 30 x 30 cm
      Mateus Moreira
      Deixe-me cobrir sua cama com lágrimas, 2024
      Óleo sobre tela
      30 x 30 cm
    • Nuno Ramos Ni roi ni foi ni loi, 2024 Carvão, grafite e pigmento sobre papel 175 x 173 cm
      Nuno Ramos
      Ni roi ni foi ni loi, 2024
      Carvão, grafite e pigmento sobre papel
      175 x 173 cm
  • Dyana Santos

    Dyana Santos

    As obras apresentadas configuram o recorte de uma pesquisa que alia os fazeres da costura e da metalurgia para propor uma investigação sobre as relações entre o corpo feminino racializado e as diversas estruturas sociais que incidem sobre sua existência.

    A partir de materiais como chapas de aço, latão, cobre, alumínio e couro, Dyana Santos produz estruturas vestíveis, com molde no próprio corpo, em práticas que dialogam com a performance no processo escultórico. A aproximação com o metal, especificamente em relação aos fios de cobre utilizados nas costuras, remetem às memórias afetivas do trabalho de seu pai, que era eletricista.
    Tanto na proposta conceitual e estética, quanto na escolha dos materiais e das técnicas, sua produção é atravessada pelas oposições binárias de gênero e suas funções históricas. A manipulação do material embrutecido, rígido, com a prática da costura, associada a materiais suaves e maleáveis, provoca uma quebra nestas convenções.

    Remetendo às armaduras medievais num primeiro olhar, as esculturas imediatamente nos provocam a reflexão sobre quais corpos seriam dignos de tal proteção. 

    • Dyana Santos Obediência - O Lastro do Capital , 2020 Escultura vestível em aço, aluminio e zamak 48 x 42 x 35 cm
      Dyana Santos
      Obediência - O Lastro do Capital , 2020
      Escultura vestível em aço, aluminio e zamak
      48 x 42 x 35 cm
    • Dyana Santos Lar Doce Lar , 2020 Escultura em aço, fios e telas de cobre 82 x 48 x 15 cm
      Dyana Santos
      Lar Doce Lar , 2020
      Escultura em aço, fios e telas de cobre
      82 x 48 x 15 cm
    • Dyana Santos Asfixia - série Crisálias, 2014 Escultura vestível e articulada em aço, couro e latão 34 x 38 x 22 cm
      Dyana Santos
      Asfixia - série Crisálias, 2014
      Escultura vestível e articulada em aço, couro e latão
      34 x 38 x 22 cm
    • Dyana Santos Coluna - série Crisálias, 2014 Escultura vestível e articulada em aço, couro e latão 62 x 5 x 5 cm
      Dyana Santos
      Coluna - série Crisálias, 2014
      Escultura vestível e articulada em aço, couro e latão
      62 x 5 x 5 cm
    • Dyana Santos Desnortear , 2023 Escultura em cobre 66 x 40 x 2 cm
      Dyana Santos
      Desnortear , 2023
      Escultura em cobre
      66 x 40 x 2 cm