Exposição Institucional: Museu Oscar Niemeyer

Elizabeth Jobim – O Tempo das Pedras

A exposição “Elizabeth Jobim – O Tempo das Pedras” reúne pela primeira vez uma parte significativa dos trabalhos da artista carioca Elizabeth Jobim, dos desenhos realizados nos anos 1980 até a produção mais recente, com a intenção de evidenciar a singularidade de sua poética. Na primeira sala, encontram-se as séries Laocoonte e Rapto das Sabinas (1987-1989), que surgem no contexto da “Geração 80” e se destacam pela gestualidade solta aliada ao movimento simultâneo de construção e desconstrução das figuras, em que a artista capta a tridimensionalidade pela fragmentação do corpo no espaço. O mesmo exercício perceptivo subjaz aos pequenos desenhos e pinturas de pedras e tubos de tinta, assim como na montagem organizada a partir de partes ou fragmentos de pedras desenhadas com tinta acrílica azul a se expandir pela parede. 

Na sequência, é remontada a pintura-mural Aberturas, que Jobim realizou a convite da V Bienal do Mercosul (2005). Um marco em sua trajetória, a instalação explora as relações entre a percepção, a linha gráfica e o limite dos objetos em embate com o próprio espaço arquitetônico. Desde então, seu trabalho dialoga explicitamente com a arquitetura, muitas vezes rompendo os limites entre desenho, escultura e pintura, como no conjunto Blocos (2013). O elemento fragmentado da percepção reaparece na impossibilidade de reter uma visão única das pinturas com volumes que dialogam com o branco da parede, a sugerir simultaneamente a continuidade e a descontinuidade do olhar.  

Na última sala, o exercício de observação e equilíbrio reaparece nas esculturas recentes em pedra e cimento pigmentado. Na qualidade de matéria mineral, as pedras são a imagem do tempo e do acaso, posto que suas formas nunca se repetem e resultam de um processo lento de solidificação. Por fim, são expostas as últimas telas costuradas em tecido realizadas por Jobim, nas quais a linha gráfica transforma-se no fio que amalgama cores e texturas dissonantes. 

 

Taisa Palhares
curadora

Abril 25, 2024