Exposição Institucional: Centenário da Semana de Arte Moderna

Chris Tigra

Theatro Municipal celebrou em 2022 os 100 anos da Semana de Arte Moderna, movimento que reuniu artistas e intelectuais que estavam dispostos a renovar o ambiente artístico da época e iniciar um período de valorização de uma cultura essencialmente nacional.

 

Em 1922, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, o manifesto artístico-cultural reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras – pintura e escultura – e palestras. Artistas consagrados como Mário de Andrade, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Oswald de Andrade, entre outros, trouxeram uma nova visão de arte para o país. O movimento, que deu origem ao Modernismo no Brasil, chocou grande parte da população e rompeu com a arte acadêmica ao trazer uma revolução estética e social.

 

Para fazer jus a esse movimento, o Municipal apresentará, de 10 a 17 de fevereiro, uma programação especial, que conta com apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal, Coral Paulistano, Quarteto de Cordas e Balé da Cidade, ciclo de encontros, shows, sarau e expedições e diversas atividades. No dia 10, a celebração começa com a instalação artística Recostura, da artivista Chris Tigra, que ficará na fachada principal do Theatro até dia 10 de março de 2022.

Janeiro 26, 2022