Ou o desenho contínuo: Coleção Teixeira de Freitas

Museu de Arte Contemporânea/CCB

 Inspirada no título de um livro de Herberto Helder (Ou o Poema Contínuo, de 2001), esta exposição pressupõe um entendimento do desenho como um processo contínuo da prática artística.

  

Até à vulgarização da fotografia e, recentemente, à sua utilização global através dos smartphones, o desenho foi o único processo artístico que todos, sem exceção, experimentámos, desde as primeiras tentativas de representação até ao desenho funcional e esquemático. Quando falamos de desenho, incluímos os desenhos preparatórios de artistas, os desenhos de projeto, o desenho encarado como medium especifico, os esquissos de arquiteto, os doodles de canto de página, as páginas de cadernos escolares cheias de reproduções de heróis de manga, as indicações de direção que garatujamos, os resumos esquematizados de reuniões, os organogramas, os esquemas com que tentamos orientar as nossas escolhas futuras, os mapas e o desenho científico — enfim, toda a atividade gráfica e inscritora. Estas diferentes tipologias do exercício do desenho são muito diversas, estendendo-se da informalidade quotidiana até ao desenho intencional praticado no contexto das artes.

 

 

A Coleção Teixeira de Freitas inclui uma forte componente de desenhos de artistas, desde projetos até obras neste suporte específico. Algum tempo após o início da sua coleção pessoal, o colecionador decidiu, no contexto de uma empresa de consultoria sediada no Funchal, iniciar uma coleção de desenho com a colaboração do curador brasileiro Adriano Pedrosa. Esse núcleo, agora integrado no conjunto da coleção, veio reforçar o interesse que o colecionador sempre manteve pelo desenho como prática de pensamento e projeto no contexto das artes visuais. Esta vertente conceptual corresponde à própria natureza do desenho: a linha é uma marcação entre um interior e um exterior, mas ela não existe no mundo (as coisas não têm contornos), embora seja eficaz, perceptiva e cognitivamente, como sistema representacional — e, desde muito cedo, no nosso desenvolvimento pessoal.

 

A escolhas dos artistas representados é muito ampla, incluindo não apenas figuras com percursos extensos, mas também nomes emergentes à data da aquisição. Igualmente, também as tipologias são muito diversas, estendendo o entendimento do desenho a formulações muito díspares, algumas questionando mesmo a natureza do desenho enquanto medium. A presente exposição, que se desdobrará em dois momentos, organiza esta diversidade de tipologias e preocupações em oito núcleos, ou temas: a representação do corpo, a intervenção política, o uso de mapas e esquemas de organização do mundo, a tematização da forma, as referências arquitetônicas, o quotidiano, a escrita como exercício de desenho, e os desenhos que refletem conceptualmente sobre a própria prática. Estes núcleos encontram-se assinalados na exposição por uma gradação de tons nas paredes da galeria, mas não são identificados. Como um jogo, cabe ao espectador encontrá-los e, eventualmente, criticar a divisão proposta — até porque, como é constatável, muitas das obras poderiam ser incluídas em mais do que uma classificação. A exposição Ou o desenho contínuo é uma primeira presença da Coleção Teixeira de Freitas no MAC/CCB, assinalando, neste momento inaugural, o seu depósito no Museu.

 

Participam desta exposição:

Pablo Accinelli, Gabriela Albergaria, Pedro Barateiro, Robert Barry, Laura Belém, Roberto Bethônico, John Bock, Alighiero e Boetti, Anna Boghiguian, Marcel Broodthaers, Stanley Brouwn, Fernando Bryce, Katarina Burin, Maurizio Cattelan, Rui Chafes, Dawn Clements, José Pedro Croft, Tony Cruz, Abraham Cruzvillegas, Dina Danish, Néstor Sanmiguel Diest, Michael Elmgreen & Ingar Dragset, Stanisław Dróżdż, Olafur Eliasson, Iran do Espírito Santo, Simon Evans, Fernanda Gomes, Alexander Gutke, Mona Hatoum, Diango Hernández, Louise Hopkins, Channa Horwitz, Scott Hunt, Emily Jacir, Ilya Kabakov, Guillermo Kuitca, Mark Lombardi, Los Carpinteros, Jorge Macchi, Frank Magnotta, Marepe, Julie Mehretu, Jonathan Monk, Steve Mumford, Todd Norsten, Damián Ortega, Fernando Ortega, Nicolás Paris Vélez, Perejaume, Wilfredo Prieto, Nicolás Robbio, Julião Sarmento, Karen Schiff, David Shrigley, Edgard de Souza, Rui Toscano, Armando Andrade Tudela, Susan Turcot, Martin Wilner

Outubro 28, 2023