Dentro da programação da semana Roseana de 2005, em Cordisburgo, a artista plástica Liliane Dardot realizou um trabalho denominado "Por fundo de todos os matos, amém!”. O trabalho consistiu na transcrição em caligrafia cursiva, em escala ampliada, usando areia branca sobre chão de terra, de um fragmento de texto de Guimarães Rosa em “No Urubuquaquá, no Pinhém”, (“Corpo de Baile”). Trata-se de uma listagem das árvores, arbustos, carrapichos, capins, cipós e ervas do sertão. O trabalho foi realizado com a ajuda de um grupo de jovens da cidade, em espaço aberto próximo ao Museu Casa de Guimarães Rosa, numa área de aproximadamente 430 metros quadrados. A lista, que aparece no conto "Cara de Bronze" como uma nota de pé de página, oferece uma possível síntese da paisagem natural e humana do sertão, e pode tornar-se um caminho de aproximação à obra de Guimarães Rosa.
Em 2006 , o Museu Mineiro reitera homenagem a Guimarães Rosa, por ocasião das comemorações dos 50 anos da 1ª edição de "Grande Sertão: Veredas", também de "Corpo de Baile". Liliane Dardot utilizando-se de areia como instrumento de escrita, ocupou toda a Sala das Sessões do Museu Mineiro. Este grande desenho-escrita, realizado sobre um plano negro ligeiramente elevado foi percorrido não só visualmente, mas também fisicamente pelo público, propiciando uma leitura de caráter totalmente diferente da leitura habitual do texto impresso.