Mero Espaço: Waltercio Caldas
-
Waltercio Caldas, Mero Espaço, 2024
-
Waltercio CaldasSem título, 2021Acrílica sobre tela e resina plástica64 x 64 x 8,5 cmSold
-
Waltercio CaldasOficina, 2021Óleo sobre tela e cartão e colagem45,6 x 65,6 x 11 cmSold
-
Waltercio CaldasCasa de Vidros, 2023Aço inoxidável polido e placas de vidro121,5 x 110 x 56 cmEdição: 1/3Sold
-
Waltercio Caldas, Sem título, 2024
-
Waltercio CaldasEm silêncio, 2020Acrílica sobre tela, tinta automotiva sobre alumínio cortado e dobrado e fio de algodão145 x 188 x 09 cmEdição: 1/3Sold
-
Waltercio Caldas, Teatro, 2023
-
Waltercio Caldas, Meia Noite, 2024
-
Waltercio Caldas, Sem título, 2023
-
Waltercio CaldasEspelho aproximativo II, 2022Aço inoxidável polido, tinta automotiva e verniz sobre ferro60 x 43 x 10 cm1/3Sold
-
Waltercio CaldasEstátua, 2024Tinta automotiva sobre aço inoxidável, mármore de Carrara e madeira183 x 140 x 80 cm (obra montada)Edição: 1/3
-
Waltercio Caldas, Dois poetas, 2023
-
Waltercio CaldasEspécime, 2023Tinta automotiva sobre aço inoxidável, vidro103 x 130 x 90 cmEdição: 1/3Sold
-
Waltercio CaldasSem título, 2023Acrílica sobre tela e fio de algodão55 x 55 x 8,5 cmSold
-
Waltercio Caldas, Vulto, 2021
-
Waltercio CaldasSem título, 2023Óleo, nanquim e resina sobre tela42,5 x 62,5 x 6 cm
-
Waltercio CaldasMaçã Falsa, 2016Aço inoxidável polido, resina e fio de algodão40 x 56 x 45 cmEdição: 3Sold
-
Waltercio CaldasAinda Não, 2023Tinta acrílica sobre cartão recortado, aço inoxidável polido, vidro e fio de algodão175,5 x 70 x 51 cm (obra montada)Edição únicaSold
-
Waltercio Caldase... ou..., 2023Óleo sobre alumínio recortado39 x 52 x 46 cmEdição únicaSold
-
Waltercio CaldasObjeto quase externo, 2023Tinta automotiva sobre aço inoxidável e acrílico recortado30 x 63,3 x 45 cmEdição: 1/3
-
Waltercio CaldasEcran, 2014Aço inoxidável polido e fio de lã41 x 96 x 11 cmEdição: 2/3Sold
-
Waltercio CaldasParábola, 2007Aço inoxidável polido, acrílico e fio de lã280 x 195 x 44 cmEdição: 1/2Sold
-
Waltercio CaldasSem título, 2024Desenho - aquarela, nanquim, colagem de cartão pintado sobre papel31,8 x 23,8 cm
-
Waltercio CaldasInverso, 2024Aço inoxidável polido e madeira pintada31 x 46 x 46 cmEdição: 8/10
-
Waltercio CaldasSem título, 2012Desenho - nanquim e relevo seco sobre papel66 x 52,5 cm
-
Waltercio CaldasSem título, 2013Pastel, nanquim e resina sobre papel48,5 x 65,5 x 5 cm
-
Waltercio CaldasSem título, 2020Desenho - nanquim e grafite sobre papel41 x 30 cm
-
Waltercio Caldas, Sem título, 2019
-
Waltercio CaldasSem título, 2024Desenho - nanquim, tinta acrílica, colagem e resina sobre cartão28,2 x 36,5 cm
-
Waltercio CaldasSem título, 2023Desenho - nanquim e metal pintado sobre papel51 x 36,5 x 2,8 cm (sem moldura)Sold
-
Waltercio CaldasSem título, 2022Desenho - nanquim sobre papel40 x 29,3 cm
-
Waltercio CaldasSem título, 2022Desenho - aquarela e resina sobre papel32 x 24 cm
-
Waltercio Caldas, Sem título, 2015
-
Waltercio Caldas, Sem título, 2015
-
Waltercio Caldas, Sem título, 2015
-
Waltercio CaldasSem título, 2015Litografia e água-forte98 x 75 cmEdição: 4/40
-
Waltercio Caldas, Sem título, 2015
-
Waltercio CaldasSimples, 2024Desenho - Nanquim, pastel, grafite e resina sobre papel39,8 x 29,6 cm
-
Waltercio CaldasSem título, 2013Desenho - nanquim, pastel e relevo seco sobre papel52,5 x 66,5 cm
-
Waltercio CaldasSimbiótico, 2010Aço inoxidável, ônix polidos e fio de lã97 x 250 x 150 cm (obra montada)Edição: 1/3
Qualquer exposição de Waltercio Caldas (1946) traz uma expectativa nova. No caso de Mero Espaço, não é diferente, embora seu trabalho sempre se renove ao longo dos anos. A exposição, que será inaugurada na Albuquerque Contemporânea Galeria de Arte, no dia 28 de maio, às 18h, propõe ao expectador a construção de uma narrativa a partir do diálogo entre cada uma das obras em um determinado espaço.
Nessa nova montagem, o artista carioca abole as noções de desenho, pintura, escultura e objeto. Apesar de pinturas e desenhos serem algo novo em sua trajetória, para ele, todos os trabalhos têm caráter tridimensional e convidam o expectador a estabelecer as relações entre os objetos, sejam eles realizados sobre tela, papel ou em estruturas de aço, vidro, madeira, espelhos e fios de algodão.
“Na verdade, não sou pintor, como não sou escultor, nem sou desenhista, todas essas categorias têm uma certa dificuldade de grudar no meu trabalho, exatamente porque o trabalho não trata de cada uma delas, mas da relação entre elas e o que é possível fazer tratando da arte”, afirma o artista. “Este é o meu foco.”
Nesse sentido, o conjunto ganha uma dimensão temporal própria, abandonando a ideia de “produção mais recente do artista” para estabelecer um contínuo de seu trabalho ao longo de mais de cinco décadas de atividade. Para o artista, a exposição não é o fim do trabalho, mas característica fundamental da própria obra.
Waltercio explica sua proposta: “Construo, na realidade, uma relação entre as partes que é tão importante para a exposição quanto as partes em si. Isso é: tenho uma diversidade de materiais que vão de desenhos, de desenhos com relevos, de objetos que vão pra escultura, para pinturas. E a relação estre esses vários procedimentos é um aspecto importante para a visitação das pessoas.”
Como sempre em seu trabalho, as noções de tempo e espaço são exploradas com linguagem e rigor formal próprios. Diversas obras, diante da perspectiva tridimensional, exaltam a temporalidade, sugerindo movimentos e deslocamentos no espaço e provocando tensões, outra marca fundamental de seu percurso artístico.
Waltercio destaca ainda a necessidade da presença diante dos trabalhos, para que o expectador possa absorver a construção da narrativa proposta, fato que, em Mero Espaço está bastante enfatizado. “A exposição só acontece se você estiver fisicamente, ela não se reproduz, ela não se transforma em imagem de vídeo ou celular. Ela propõe uma relação física das pessoas com os objetos que elas vão ver”, aponta o artista.
Neste sentido, o corpo diante das obras, em um construto narrativo específico, traz novamente a ideia de tempo no espaço, uma “presentificação” da experiência artística sem mediações. Com essa proposição, Waltercio Caldas, mais uma vez, questiona o próprio fazer artístico e convida o expectador a se indagar sobre seu estar no mundo.