Flavia Bertinato Vive e trabalha em Belo Horizonte (Brasil), 1980

Obras
Biografia

Flávia Bertinato, 1980, Pouso Alegre, MG, Brasil.

Vive e trabalha em Belo Horizonte, MG, Brasil.

 

A partir de uma ampla gama de materialidade e suportes Flávia Bertinato articula, em sua prática artística, questões como formas de interação social, os limites entre o público e o privado, além de construções alegóricas que problematizam o gênero feminino.

Participou dos programas de residências artísticas no HANGAR Centro de Investigação Artística, Lisboa (2021); Residência FAAP, São Paulo (2020); Bolsa Pampulha, Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte (2013); Mergulho Artístico, Oficina Oswald de Andrade, São Paulo (2015). Foi indicada ao Prêmio PIPA (2020), e contemplada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Secretaria Municipal de Cultura, Belo Horizonte (2019), Prêmio CCBB ContemporâneoCentro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro (2015), prêmio aquisitivo pelo Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismonti, MARP (2003), e prêmio aquisitivo pelo Salão de Arte Jovem de Santos (2001).

Flávia Bertinato participou de várias exposições coletivas e individuais em galerias de arte, museus e instituições, como Galeria de Arte Marília Razuk, Museu de Arte da Pampulha, Palácio das Artes (Fundação Clóvis Salgado), Centro Cultural São Paulo, CCSP, São Paulo, entre outros. As obras da artista integram, também, o acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, e Museu de Arte Contemporânea do Ceará, MAC, Fortaleza. 

Bacharel em Artes Plásticas pelo IA/UNESP, mestre em Artes Visuais pela ECA/USP, doutora em Artes Visuais pela EBA/UFMG, e professora na Escola Guignard/UEMG.

Press
Destaques
Art Fairs